Shantae and the Pirate’s Curse [Review]

“Olá caras! Tudo baim com ocês?” Hoje vou fazer um breve review sobre um game que descobri esses dias e acabei viciado rapidinho. Shantae and the Pirate’s Curse. Joguei no Nintendo 3DS.

header

Também disponível para PS4 , WiiU , Xbox One e na Steam

“Shantae and the Pirate’s Curse” não é o primeiro game da franquia Shantae , mas foi o primeiro que joguei. Conheci por acaso , pesquisando sobre algumas alternativas de games “metroidvania” e me surpreendi com o game.

ss_018461a13a8874e7a63e7374ea23432a476f5cd0-600x338

Por isso , senti durante os diálogos um pouco de necessidade de entender o enredo dos jogos passados , pois é uma continuação direto do game anterior “Shantae Risky’s Revenge”. Muitos personagens mencionam ações passadas no game anterior e principalmente , todo o enredo mesmo é uma continuação: Shantae perdeu seus poderes de “gênia” e se une com a Vilã do game anterior , Risky. Apesar disso , não interferiu no entendimento dos diálogos e no gameplay.

shantaexbox1

“Space Princess” (Insira a referência)

Os diálogos são muito bem escritos , os personagens possuem personalidade bem definidas e o humor do game é “spot on”. Gargalhei demais em algumas cenas e também gostei muito da arte dos personagens.( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡° ͜ʖ ͡°)

O Game possui gráficos bem bonitos , os sprites possuem muitos frames e são muito bem feitos. Como joguei no nintendo 3DS preciso ressaltar que os gráficos do game utilizam muito bem a tecnologia 3D. Games de plataforma sidescroll funcionam muito bem com essa tecnologia.

shantae_pirates-curse

Esse “Dagrão” deu trabalho… (Sim o nome dele é DagRão mesmo)

Algo que curti muito no game , é que a cada fase que você passa (ilhas no game) , você recupera algum objeto de Risky e o utiliza ao seu favor , e durante o gameplay é comum você encontrar baús e “Heart Squids” (4 Heart Squids expandem sua vida máxima em um coração) em locais inalcançáveis , e conforme você progride você pode voltar nesses locais com a habilidade para alcançar os itens.

Por exemplo , na primeira ilha você encontra vários itens muito altos e só quando você consegue o canhão , que te permite pular três vezes no ar , você vai poder alcançar.

Esses objetos acabam dando um ritmo interessante no game pois o tempo todo você está aprendendo e usando sua nova habilidade para progredir na fase. E as fases são muito bem projetadas para explorar todas suas habilidades novas e antigas. O tempo todo você precisa usar suas habilidades e isso torna a experiência bem natural. Uma curva de aprendizado muito interessante.

345820_screenshots_2015-04-27_00004

Exemplo de item só acessível com alguma habilidade específica

A jogabilidade é muito precisa e responsiva , como todo game de plataforma deve ser (todo game deve ser na verdade…).  Não é um game fácil , os inimigos começam a ficar bem desafiadores

wup-n_bsxe_gameplay_3-replacement

O game ainda possui dois finais , um final verdadeiro e um final ruim , e o final é definido se você enfrentar os 20 “cacklebat” e coletar suas “dark magic” com sua lâmpada. É importante explorar ao máximo todas as fases , mas não se preocupe , na tela de seleção de fases (ilhas) você tem a indicação de quantos “cacklebat” você precisa coletar e quantos itens você coletou.

shantae5

Todas as Ilhas do game representam as fases do jogo. São diversos temas diferentes.

Zerei em 10 horas exatas , explorando por conta própria e lendo todos os diálogos. Depois ainda é possível jogar o “pirate mode” que permite jogar o game com todas as habilidades já disponíveis desde início. Além disso você libera um wallpaper. Ainda é possível liberar mais wallpapers zerando o game novamente , no modo pirata abaixo de 2 horas. Muito interessante para fazer speedruns.

shantae-speedrun

Wallpaper Liberado após zerar o game em 2 horas ou menos.(Aquela carinha)

recomendado É um game simples , mas ainda sim é uma experiência bem sólida. Bem humorado , bem animado e muito bem desenhado. Um game que possui uma dificuldade bem ajustada. Shantae and the Pirate’s Curse  é uma “jóia escondida” que merece reconhecimento. Super Recomendado! Valeu!

Comenta aí!