Shantae Half Genie Hero [Review]

Olá pessoas , depois de muito tempo sem atualizar por aqui , finalmente estou de volta ( e de férias) , e nada melhor que voltar com um review de um game que estava muito afim de jogar e foi lançado esse mês.

Vocês devem conhecer Shantae  do meu último review. Por coincidência após jogar “Shantae and the Pirate’s Curse” descobri que estava saindo do forno um novo game da franquia , e graças ao kickstarter foi lançado depois de 3 anos desde o inicio de sua produção “Shantae half Genie Hero”.

header

Disponível para WiiU, Xbox One , Ps4 e Steam

O game traz uma nova cara para franquia , até hoje todos os games da Shantae seguiam uma fórmula bem simples , Gráficos em Pixel-Art , Habilidades especiais que são desbloqueadas durante o gameplay e fases desafiadoras e muito bem montadas. Tudo isso com um elemento nostálgico trazendo várias referências a mecânicas de games clássicos como Castlevania e Mega Man.

Acontece que desta vez , é a primeira vez que vemos a poderosa “gênia” Shantae divando em alta resolução. A Wayfoward optou por gráficos 3d + 2d cartunizados e por mais que a aparência dos personagens tenha mudado um pouco , essa decisão foi muito boa. Os gráficos são bem bonitos e a fluidez ficou perfeita. As animações estão muito bem feitas e todos os personagens trazem vida aos visuais do jogo.

ss_ae5cc62126478b6dc2ed1fd3d0ea7d1b618049c5-1920x1080

A jogabilidade está muito precisa , a fluidez nas animações e no próprio gameplay fazem o game ser muito satisfatório de jogar , simplesmente impossível parar de jogar , tudo isso trazendo uma história bem simples , mas suficiente para manter o interesse do jogador e acima de tudo muito bem humorado com quebras da 4º parede e referências a títulos anteriores. (Para mim foi muito engraçado alguns momentos pois joguei o Pirate’s Curse ).

shantaehero64_2016_12_27_23_20_51_692

Os personagens são os mesmos que acompanham desde o início da franquia , e pode parecer um pouco esquisito para alguém que não tenha jogado algum título anterior , mas a história se desenrola bem naturalmente e no final não faz tanta diferença se o gameplay brilhar.

Dessa vez Shantae está com seus poderes (ou metade deles) de volta , e a principal mecânica do game é de dançar e se transformar em algum animal com habilidades únicas , conforme você progride no game você vai liberando novas formas e o game te incentiva a explorar as fases para encontrar itens que podem aumentar sua vida máxima ou até mesmo te dar uma nova transformação (ou habilidade). Essas transformações vão desde a uma macaquinha que pode pular e escalar paredes até um elefante que pode quebrar pedras e uma Sereia que pode mergulhar fundo na água… São 8 transformações no total.

shantaehero64_2016_12_27_23_27_40_937

As diversas fases do game estão divididas em um mapa , e em todas as fases existe um elemento de exploração. Alguns setores só podem ser desbloqueados após você conseguir uma certa habilidade , com isso , você vai voltar pelo menos 2 ou 3 vezes naquela mesma fase para pegar todos os itens.

Como o anterior , cada fase possui um indicador dos itens , assim facilitando a exploração , também temos diversos upgrades no shop , com habilidades novas e uma mudança na mecânica do game. Agora Shantae pode usar diversas habilidades diferentes além de suas transformações.

shantaehero64_2016_12_27_21_53_31_371

Quanto a dificuldade , o game ficou muito mais fácil do que seu antecessor. Aliás esse game foi um passeio perto do anterior , tirando a fase final que teve uma dificuldade um pouco mais acima das demais , todos os bosses e fases foram muito fáceis , e acredito que um dos motivos para isso foi a quantidade de gemas (dinheiro do game) disponíveis.

Como você tem que voltar nas fases para explorar , praticamente enchia minha “carteira” com 999 gemas o tempo todo , assim pude comprar todos os upgrades do shop praticamente na metade do game. Além disso , as habilidades especiais agora não são itens consumíveis , e sim skills , com isso eu podia usar as habilidades e logo logo já tinha minha energia carregada novamente. Além disso Shantae possui uma skill de restoração de vida que praticamente tornou inútil os itens de cura. E ainda por cima os itens de cura dropavam quase toda hora e meu inventário ficou cheio de itens. Para facilitar mais ainda o drop de vida é muito alto.

shantaehero64_2016_12_27_21_53_02_884

Quase não usei itens de cura devido a habilidade de cura praticamente infinita…

Como se não bastasse a facilidade , ainda tem uma habilidade que reduz o dano pela metade , reduz o uso de energia pela metade e ainda por cima tinha quase completado minha vida máxima. Em resumo Shantae virou um tanque , ficava com 90% da vida o tempo todo.

Lendo no Reddit , para ter uma experiência mais desafiadora , existe a opção de desligar todos esses itens. Isso eu estou fazendo na minha segunda zerada do game , no modo Hero (com as transformações liberadas).

Como o game foi financiado por fãs via kickstarter , o game possui artes de fãs e também artes conceituais que podem ser liberados com 10 chaves espalhadas por todas as fases , e é muito interessante essa adição.

shantaehero64_2016_12_27_23_40_40_864

Além desse modo os desenvolvedores prometeram a adição de um modo extra com os personagens jogáveis além de skins para Shantae e capítulos novos.

recomendadoShantae Half Genie Hero mantém o nível de sua franquia ainda no topo , apesar do game ter sido muito fácil , foi uma experiência muito divertida e no final isso que importa. Além disso é muito legal ver um exemplo de game que deu certo no kickstarter (e uma lição de como realizar um crowd funding corretamente).

shantaehero64_2016_12_27_23_14_11_563

9 horas e meia de jogo mas acredito que a segunda zerada possa ser feita em bem menos tempo…

Infelizmente Shantae continua sendo uma franquia que não possui o reconhecimento que merece , e espero que com esse review mais pessoas descubram essa obra fantástica. Shantae merecia ser reconhecida como Sonic , Crash e Mario , pois é uma franquia com games fantásticos e que passam a sensação de cuidado e carinho dos desenvolvedores.

 

Um pensamento sobre “Shantae Half Genie Hero [Review]

Comenta aí!